terça-feira, 11 de maio de 2010

Líbano, aí vou eu!

Amanhã começa uma nova aventura, daquelas mesmo inesperadas! Vou ao Líbano!
É verdade, eu que gosto tanto de viajar tive esta prenda-surpresa do destino. Apesar do meu gosto por viagens, nunca tinha sonhado ir ao Líbano e foi algo que simplesmente aconteceu.
E há mais: é que não só vou passar 5 dias fantásticos por lá, com vários passeios programados, como ainda vou a um casamento, tendo a oportunidade de entrar dentro desta cultura nova para mim.
Pois é... Estou muito curiosa e ansiosa, agrada-me a ideia de conhecer este povo, os seus costumes, sabores, formas de festejar e de viver momentos de total alegria. Acredito que vai ser uma festa que jamais esquecerei.
Para quem não sabe muito bem onde fica o Líbano, posso adiantar que faz fronteira com Israel a sul e é banhado pelo Mediterrâneo. A capital é Beirute (que é onde eu vou estar), e as temperaturas nesta época do ano andam entre os 25 e os 30 graus.
É um país que está ainda a recuperar de sucessivos conflitos, nomeadamente uma guerra civil (1975-1990) e a guerra do Hezbollah contra Israel, em 2006.
Antes da guerra civil, a cidade de Beirute chegou a ser considerada como a Suíça e Paris do Médio Oriente, pelo seu poder económico e pela grande quantidade de turistas que a visitavam.
Posto isto, a mala já está feita e a máquina fotográfica preparada. Como não sei ao certo o que se veste por lá, levo um pouco de tudo: encharpes e lenços para a cabeça (que eu espero não precisar de usar!), túnicas, roupa festiva não só para o casamento mas para outros jantares e festas que já estão agendados, roupa fresca de Verão (afinal, estão 30 graus!), biquini (claro, porque estou a contar que o hotel tenha piscina, caso não tenha possibilidade de usufruir das praias...), sandálias, ténis, chinelos... Enfim, sei que é demasiado para apenas cinco dias, mas, mais vale prevenir...
Quando voltar, espero ter muitas histórias para contar por aqui.
Libano, aí vou eu!

Sem comentários:

Enviar um comentário