quinta-feira, 20 de maio de 2010

As excursões pelo Líbano

Apesar da curta estadia, deu para conhecer minimamente a cultura e os principais pontos turísticos do Líbano. Num dos dias fomos a Baalbek, uma antiga cidade romana onde ainda é possível admirar os templos.
De seguida fomos almoçar a um restaurante que mantém os métodos antigos e tradicionais de cozinhar, como se estivéssemos numa antiga aldeia libanesa. Nesse mesmo espaço foi reconstruída uma mini-aldeia onde é possível pernoitar em pequenas casas típicas. confesso que dificilmente dormiria lá porque basicamente o espaço resumia-se a uma sala com colchões de aspecto duvidoso espalhados pelo chão, encostados às paredes, com umas mantas por cima que cheiravam mal... À noite, fomos jantar ao melhor restaurante de Beirute, no topo de uma montanha, com uma vista fantástica. Pela primeira vez, provei bife Tartaro, que estava muito bom, apenas me fez impressão saber que era carne crua, mas confesso que se me dissessem que era paté, tinha lambido os beiços! Os apreciadores desta especialidade estavam maravilhados, pelo que o prato estava mesmo muito bom. Também tive a oportunidade de provar intestinos... Sim, que eu nestas coisas gosto de provar um pouco de tudo! O pior era mesmo o aspecto porque o sabor era semelhante ao de uma salsicha, uma vez que estavam recheados com carne. Se o mesmo prato fosse servido cá, com um belo molho com tomate e cebola, seria bem mais aliciante. Mas lá serviram-nos os intestinos esbranquiçados numa terrina cheia de um caldo esverdeado. Não, não era apelativo. Mas havia iguarias muito boas, como o húmus, que é uma pasta de grão, as saladas, os queijos de cabra, frescos e curados, as saladas frescas e bem temperadas e o melhor veio no fim. A cereja no topo do bolo foi mesmo as taças intermináveis de cerejas que nos serviram à sobremesa, juntamente com sortidos de bolos típicos. Eu, que adoro cerejas, e que comi pouco ao jantar porque já as tinha visto expostas nas vitrines a caminho da casa-de-banho, enchi a barriga! Que boas que eram! Grandes, carnudas, sumarentas, doces, na consistência certa, tudo o que uma cereja deve ser!
Daí saímos quase a rebolar de tanto comer para um bar/discoteca no centro da cidade. Serviram-me um digestivo fantástico que anulou por completo a minha certeza de que ia rebentar. Esse foi o lado bom, o lado mau é que a tal bebida deve ser forte como o caraças, porque, para além do vinho tinto do jantar, foi a única coisa que bebi, e fiquei com os copos! A música fazia lembrar o Plateau, já que predominaram os grandes êxitos dos anos 80 e 90... Mas foi uma noite fantástica!
No dia seguinte, o autocarro partia às 9h30... Acordámos todos com a sensação de que ainda víamos tudo às voltas... Foi nesse estado que partimos para Jeita Groto, onde visitámos grutas com milhares e milhares de anos, cheias de estalactites e estalagmites. Foi a primeira vez que vi grutas tão grandes, senti-me nas minas de Mória, no Senhor dos Anéis! Cá fora, o verde é a cor dominante, as montanhas são enormes e imponentes, cheias de vegetação.
Almoçámos num restaurante na zona costeira especializado em pratos de peixe. Estávamos todos à espera de um belo peixinho grelhado quando nos trouxeram uma enorme travessa de peixe frito, parecia carapaus. Seguiu-se peixe assado no forno com molho e o que eu jugo serem amêndoas. Apesar de estar muito bom, o melhor foi mesmo a salada de polvo servida como entrada e a banda de música típica libanesa que animou toda a refeição, com direito a dança e tudo!
À tarde visitámos Byblos, cidade antiga dos fenícios, mas os vestígios já são poucos, e fomos às compras a um mercado típico, que eles chamam de Souk. Comprei uns lenços à Arafat, daqueles axadrezados, um branco e preto e um branco e vermelho.
À noite não havia nada marcado, porque era suposto descansarmos para o casamento no dia seguinte, mas acabámos por ir jantar a uma rua de Beirute que faz lembrar um pouco o nosso Bairro Alto, porque tem imensos restaurantes e bares pequeninos e acolhedores. Optámos por um restaurante Argentino... Não estava mau, também não estava delicioso, mas também não sou grande apreciadora do género. A seguir calcorreámos meia Beirute para ir ao Hard Rock comprar t-shirts! Adiante...

Sem comentários:

Enviar um comentário