quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Em Amesterdão (Parte I - As bicicletas)

Uma vez em Amesterdão, fui confrontada com a dura realidade do frio! Eu nunca tinha sentido temperaturas tão baixas. E sendo eu uma pessoa muito friorenta, acabou por ser um pouco doloroso…

O Hotel, muito bem situado e com uma relação qualidade/preço extremamente satisfatória, tinha um recepcionista português, que, talvez por isso, nos disponibilizou um quarto fantástico: espaçoso, com uma enorme janela e, mesmo assim, quentinho (nem quero imaginar o que eles gastam em aquecimento).

Feito o check-in, largadas as malas no quarto, era tempo de ir reconhecer o terreno… A primeira diferença que salta à vista é a quantidade incontável de bicicletas que encontramos na rua. Entre as que circulam pela estrada e as que estão estacionadas, posso assegurar que há milhares de bicicletas em Amesterdão! E até há parques de estacionamento próprios (como se vê na fotografia). O mais engraçado é, por exemplo, nas estações de comboios, em que vemos o parque para automóveis vazio e o das bicicletas completamente lotado. Desconfio que muitos dos habitantes de Amesterdão têm meia dúzia de "biclas" estacionadas em pontos estratégicos, só para não terem de levá-las nos trasportes públicos. O que me leva a ter esta suspeita é que apesar de ser permitido, não vi uma única no interior dos ditos transportes!

É engraçado pensar que enquanto há uma boa quantidade de portugueses com mais do que um telemóvel, no Holanda o mesmo paralelismo ocorre com as bicicletas...

Sem comentários:

Enviar um comentário